Free Tour iniciou-se em 2004 em Berlim na Alemanha. Uma atividade que cresceu em bastantes países na Europa desde 2004, ganhou bastante expressão nos últimos anos um pouco por todo o mundo. Em Portugal, começou apenas por Lisboa e Porto, no entanto, nos últimos anos, expandiu-se pelo território nacional. Estes passeios possuem uma duração média de duas horas.

O que significa Free Walking Tour

Ao contrário que muita gente pensa não significa tours grátis, mas sim tours livres.

Livres? Como assim? No final do tour, as pessoas decidem quanto vão dar ao guia pelo seu trabalho, se gostarem, normalmente, contribuem com um valor monetário mais elevado.

Devo fazer um freetour?

O freetour tornou-se uma maneira fácil e rápida de conhecer os principais pontos de uma cidade, terá a oportunidade de ter um guia à disposição, de contar as principais histórias e curiosidades sobre o monumento ou cidade, que não encontraria numa pesquisa rápida de internet. Vou-lhe deixar três razões porque deve fazer um freetour:

– Se possui pouco tempo para conhecer a cidade.

– Já conhece a cidade, mas quer saber mais sobre a história e curiosidades.

– Não tem muito dinheiro e prefere economizar.

Quanto devo dar ao guia?

Torna-se difícil saber o valor exato que deve dar, porém, existe algumas regras, não deve esquecer que o guia possui despesas, para se deslocar, para preparar o tour, para pagar taxas, os nossos guias pagam impostos, torna-se importante contribuir no fim. Normalmente cada pessoa deixa 5€ ou 10€, mas é possível pagar mais que isso se assim entender.

“Não sou fã de tours guiados”. Devo participar no Free Tour?

Se não gosta deste tipo de tours, o free walking tour não seja algo indicado. Se não se sente à vontade com estranhos, menos ainda.

Como preparar-me para um Free Walking Tour?

Leve sempre calçado confortável, veja a previsão tempo, leve sempre uma garrafa de água. Outra regra importante é respeitar o grupo. Deve respeitar os horários, pontos de encontro e, especificamente, no caso do free walking tour, o silêncio torna-se fundamental para que todos possam escutar e entender o que o guia explica. Se não gosta disto, o melhor é fazer um tour privado.

Como encontrar os Free Walking Tour da Gonçalo Lopes Walking Tours?

Pode visitar a nossa página e reservar, mas não quer reservar diretamente no site, pode enviar-nos uma mensagem por WhatsApp para +351 917 709 181 ou um e-mail para reservas@goncalo-lopes.com, aconselhamos a mandar um e-mail com antecedência (mínimo 4 horas antes do tour) para saber se vai realizar, devido as medidas de contingência da pandemia do covid19. O ponto de encontro dos free tours podem variar conforme o free tour escolhido.

Quais os idiomas disponíveis para o Free Walking Tour?

Disponibilizamos os nossos freetours em três idiomas diferentes: português, espanhol e inglês, todos com horários de saída diferentes.